domingo, 1 de agosto de 2010
Segundo pesquisa realizada pelo GRAB com jovens Gays da periferia de Fortaleza (Intersetorial, 2009), 36% dos alunos abandonam a escola e 44% afirmam que seu aprendizado é prejudicado devido ao preconceito. Além disso, 76% dos jovens pesquisados não freqüentam centros de saúde públicos devido à homofobia. Os dados acima revelam que professores e profissionais da saúde aparecem como agentes potenciais de multiplicação da homofobia dirigida a jovens gays.
Pensando nisso, o GRAB (em parceria com a Secretaria de Saúde, Secretaria de Direitos Humanos e Secretarias Executivas Regionais da Prefeitura de Fortaleza) realizou, nesta segunda (14 de junho), o I Encontro Saúde sem Homofobia, no IMPARH.
Cerca de 100 trabalhadores/as das 92 unidades básicas de saúde de Fortaleza participaram do evento, que está inserido entre as atividades que antecedem à realização da XI Parada pela Diversidade Sexual do Ceará, procurando sensibilizar os profissionais da Atenção Básica para um atendimento não homofóbico e cidadão às populações LGBTT. O evento visou, ainda, dar início aos esforços da Campanha de Testagem em HIV, sífilis e vacinação para hepatite B, que será realizada pelo Centro de Orientação e Aconselhamento Sorológico- COAS de Fortaleza.
Durante o encontro, os participantes puderam debater os dados da Pesquisa Intersetorial do componente Saúde (GRAB-SAGAS), além das ações da Coordenadoria de Diversidade Sexual na área da Saúde e do Plano de Enfrentamento à Epidemia de Aids e outras DST entre gays, outros Homens que fazem Sexo com Homens e travestis, assim como de feminização da Aids entre mulheres Lésbicas e Bissexuais.
Um dos momentos mais significativos do evento foi confecção de uma bandeira de 11 metros com as cores do arco-íris, que simboliza a diversidade sexual, e a luta pelo fim do preconceito, da discriminação e da homofobia. Reunidos em grupos, os participantes pintaram a bandeira com desenhos e palavras de ordem, que serão levados durante o trajeto da XI Parada, no dia 27 de junho, na Avenida Beira Mar.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário